terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Hospital de Base de Itabuna empossa Comissão de Ética em Enfermagem


Foto: Lucas França

       O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães passou a contar com uma Comissão de Ética em Enfermagem que foi empossada em solenidade na manhã de hoje contando com a presença do presidente da Fundação de Atenção à saúde de Itabuna (Fasi), Silvane Chaves, da presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, e da presidente da Comissão Eleitoral Luziane Oliveira. Também participaram do e vento profissionais de saúde e diretores da unidade.
      Na cerimônia conduzida pela enfermeira, Nereiba Xavier, o médico e presidente da Fasi, Silvane Chaves, destacou a importância das comissões nas instituições de saúde. “Sem dúvida hoje o Hospital de Base vive um novo momento, com a implantação da Comissão de Ética em Enfermagem um marco histórico, pois assume funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético de enfermagem”, destacou.
      Silvane disse ainda que, além de atuar de modo preventivo, a Comissão trabalha a conscientização dos profissionais de enfermagem, quanto ao exercício de suas atribuições legais, bem como à necessidade de salvaguardar a segurança dos pacientes. “Sua atuação deverá abranger a prevenção de condutas de risco à imagem profissional e institucional”, explicou.

       A presidente do COREN- BA, Maria Luísa de Castro Almeida, parabenizou o empenho dos profissionais envolvidos na formação da Comissão de Ética de Enfermagem que têm como representantes as enfermeiras Érica Santos, presidente; Alana Souza, vice-presidente, técnico em enfermagem Eudes Souza, secretário; e suplentes. “A Comissão de Ética é um importante espaço de articulação política e mobilização dos trabalhadores de enfermagem. Enfatizo aqui a importância de uma atuação pedagógica, no sentido de prevenir possíveis infrações e conduzir, com discernimento, as situações conflituosas no ambiente de trabalho”, declarou.

Nenhum comentário: