sábado, 26 de dezembro de 2015

Prefeito de Ilhéus vai autorizar obras em morros atingidos pelas chuvas

      Altos de Ilhéus foram atingidos pelas chuvas e agora passarão por melhorias. 
Foto: Gidelzo Silva. 



O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, confirmou, na última quinta-feira, 24, a liberação, por parte do Ministério da Integração Nacional (MIN), de 3,5 milhões de reais para obras de recuperação nos altos da Tapera (ao lado da Avenida Itabuna) e Bela Vista (próximo à Avenida Petrobras), que sofreram prejuízos com as chuvas no fim de 2013. A primeira remessa de obras nas áreas altas da cidade, que incluem contenção de encostas, recuperação de escadarias e drenagem, terá a ordem de serviço assinada ate a próxima quarta-feira, 30, já na nova Sede da Prefeitura, localizada à Avenida Brasil, na Conquista, às 9h.
Ribeiro declarou que a chegada dessa primeira parte dos recursos é resultado de intensas reuniões e mobilizações do governo municipal junto à União, que contou, inclusive, com o apoio do deputado federal Roberto Brito. A solicitação de recursos para as obras nos morros foi feita em 2014, devido à situação de emergência vivenciada pela cidade no período. No entanto, lamentou o atraso na liberação, o que gerou protesto dos moradores do local.
“Foram, pelo menos, realizadas seis reuniões em Brasília para tratar desse assunto. Ilhéus foi tragicamente afetada pelas chuvas de 2013 e o município não tem como arcar com essas obras, que custam cerca de 5,6 milhões de reais. Agora, vamos poder iniciar os serviços em uma parte das localidades atingidas”, declarou o prefeito em entrevista ao radialista Gil Gomes, na rádio Santa Cruz AM. O gestor ressaltou ainda que, com a saída de Ilhéus do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc, espécie de Serasa de entidades públicas), uma conquista da atual administração, o município se tornou apto a receber repasses federais. 
Além das reuniões realizadas em Brasília, Ilhéus recebeu, em 2014, equipes técnicas do Ministério para avaliar as áreas afetadas pelas chuvas, como o Alto do Amparo, e determinar qual delas poderia receber aporte de recursos para as obras. Diante disso, Ribeiro ressaltou que os locais que serão beneficiados não foram determinados pelo município, mas sim de acordo com o estudo realizado pelo Governo Federal.
Fim de ano – Na entrevista de rádio, o prefeito desejou aos ilheense um natal de paz e afirmou que o próximo ano deve ser de muito mais conquistas. “O balanço de 2015 é extremamente positivo. Estamos fechado o ano com salários em dia, com o programa Ilhéus em Ação trabalhando cada dia mais na reorganização de nossa cidade, com as contas se ajeitando e isso nos deixa e aos ilheenses muito tranquilos para enfrentarmos o próximo ano”.

VEREADOR IVO VISITA FAMÍLIAS NO ESTÁDIO MÁRIO PESSOA


Na manhã desta quarta-feira, dia 23, o vereador Ivo Evangelista (PRB) foi até o Estádio Mário Pessoa ver de perto a situação das 39 famílias que foram alocadas no local. Elas faziam parte do grupo que foi retirado, por meio de medidas judicial, de casas do Projeto Prosanear do Governo Federal, no bairro Teotônio Vilela. Após a desocupação das casas, muitas famílias não tiveram pra onde ir e estão no Estádio. Ivo esteve no local, conversou com moradores e está buscando, junto ao governo municipal, sanar as dificuldades mais urgentes dessas famílias. “O trabalho de inserção social já foi iniciado com a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e esperamos que todas as demais necessidades sejam atendidas com brevidade”.

Foto: divulgação


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Governo federal autoriza R$ 3,1 milhões para obras em Itabuna


O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, autorizou o empenho e o repasse de R$ 3.122.320,36 para a primeira etapa da construção de 246 metros de contenção no bairro Vila das Dores, no lado esquerdo da saída para Ilhéus, além do alargamento da pista da Avenida Juracy Magalhães de acordo Portaria nº 265 publicada no Diário Oficial da União, da segunda-feira, 21. O projeto será executado em quatro etapas, sendo iniciado a partir de janeiro.
 De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, os recursos repassados pelo Governo federal serão usados para a construção das encostas em uma das 47 áreas de Itabuna que correm risco de deslizamento. “O investimento acabará com os riscos de acidente grave que os moradores do bairro Vila das Dores corriam, principalmente no período de chuvas mais fortes. Além de segurança, as obras vão assegurar um novo visual em um dos principais acesso a Itabuna”, afirma.

Perspectiva do projeto de contenção de encostas e nova pista da Juracy Magalhães. Foto; Divulgação.

Os recursos da União também serão usados para ampliação da pista, que passará dos atuais oito para 13 metros de largura, no trecho até o viaduto, em frente ao Condomínio Jardim das Acácias. “São intervenções que vão melhorar a mobilidade urbana, porque vai permitir um fluxo maior de veículos e segurança aos pedestres, que contarão com calçadas para caminhar naquele trecho”, explica o secretário. As obras serão executadas pelo consócio formado pela Labore Serviços e Construções, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Itabuna, sob a coordenação da Defesa Civil.  
A segunda etapa das obras, que inclui a pavimentação asfáltica, construção de calçadas no lado esquerdo da pista, implantação do moderno sistema de iluminação pública, será realizada pela Prefeitura de Itabuna e deve ser iniciada no segundo semestre do próximo ano. “Quando as obras estiverem concluídas, os pedestres poderão caminhar com pouco mais de tranquilidade à noite porque a via estará bem iluminada”, afirma o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite.
Vane destaca ainda que outras intervenções importantes já foram feitas na Avenida Juracy Magalhães, que ganhou uma nova rotatória no acesso com a Rua do Rosário, no Vila das Dores, e do Contorno, no bairro de Fátima, faixa de trânsito elevada, fechamento de dois trevos em que ocorriam um grande número de acidentes e obras de paisagismo no canteiro central. Em parceria com empresas, o canteiro também está recebendo plantas ornamentais e grama. “Há três anos estamos trabalhando para mudar a estética da cidade garantindo melhor condição de vida para nossa gente”, afirma o prefeito.

Prefeitura de Ilhéus funciona meio expediente dias 24 e 31


O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinou decreto número 085, publicado nesta terça-feira, 22, que declara ponto facultativo, no turno vespertino, nos setores administrativos das repartições internas e externas do poder executivo municipal, nos dias 24 e 31 deste mês, respectivamente véspera de natal e réveillon.
De acordo com o decreto, nestas datas, o expediente se dará apenas pelo período das 8h às 13h. A medida, contudo, não inclui os serviços considerados essenciais, a exemplo nas áreas de saúde, limpeza urbana, iluminação e segurança públicas. 

Superintendência de Trânsito de Ilhéus recebe dez novas motocicletas

O corpo de agentes de trânsito de Ilhéus, vinculado à Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), recebeu nesta última terça-feira, dia 22 de dezembro, dez novas motocicletas, que servirão para agilizar o acesso dos profissionais a locais de acidentes, bem como para ampliar a orientações no trânsito do município. Adquiridos com recursos da própria Prefeitura, os novos equipamentos foram apresentados no pátio no novo centro administrativo do município, situado na Conquista e inaugurado oficialmente pelo prefeito Jabes Ribeiro no mesmo dia.
De acordo com o superintendente de Trânsito, Isaac Vinhas, a compra das novas motocicletas custou 175 mil reais. “Apesar das dificuldades financiaram que ainda marcam o dia a dia do município, trata-se de um investimento de grande importância, uma vez que contribuirá para o aperfeiçoamento de uma série de situações que visa a construção de um trânsito mais humano e pacífico”, diz.

Foto: Alfredo Filho 



APAE comemora êxitos obtidos com dois encontros familiares


            A Apae de Ilhéus encerrou o ano letivo de 2015 com êxito no cumprimento das atividades pedagógicas e organização da instituição. Confraternizações de encerramento para os pais, alunos e professores foram realizadas na última sexta e sábado, na sede da entidade.
            O setor pedagógico da Escola Flor do Cacau, da Apae de Ilhéus, foi bem sucedido em 2015, com o atendimento de 173 alunos apaeanos por meio do Programa Pedagógico Específico (PPE), Educação Infantil (EI), Educação Precoce (EP), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ciclo de Escolarização Inicial (CEI), além dos Grupos Externos, Educação Física  por meio da parceria com a UESC e o SESI, com as atividades motoras adaptadas, trabalhos da Assistência Social, Psicologia por meio dos estágios e professora da Faculdade de Ilhéus, Fisioterapia por meio dos estágios e professora da Faculdade Madre Thaís e consultoria sobre Psicopedagogia para o corpo pedagógico.
            “Este foi um ano muito importante, em que a inovação e o sucesso acompanharam a Apae de Ilhéus na trajetória de superação e conquistas em todas as atividades. Graças a Deus, aos nossos contribuintes, à imprensa, e, sobretudo, às ajudas que recebemos do Ministério Público do Trabalho de Itabuna e também de Ilhéus, os quais somos muito gratos, a todos, encerramos 2015 com o sentimento de dever cumprido, com todos os salários, 13º e férias pagos. Em 2016 permanecemos firmes com o mesmo bom ânimo e vontade de oferecer um serviço eficiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, declarou a diretora geral da Apae de Ilhéus, Vitória Penalva.
            A festa de encerramento dos alunos da Escola Flor do Cacau colocou a turma para curtir e dançar com o som animado do DJ Primus. Apresentações natalinas de canto, dança e expressão corporal envolveram professores e alunos. A eles foi oferecido um almoço e, em seguida, houve a exibição de vídeo com a retrospectiva do ano letivo de 2015. Durante a tarde, uma deliciosa tapioca foi servida para o lanche.

            Professores, funcionários, diretoria, profissionais e voluntários da Apae de Ilhéus participaram de um almoço no sábado (19) ao som de Simone e Sérgio Lessa, e presenciaram as homenagens que profissionais e voluntários receberam da diretoria com a entrega de certificados de reconhecimento. A Apae de Ilhéus parabeniza os professores, pais e alunos por se dedicaram na busca de darem o melhor de si, conquistando autonomia e melhoras, e agradece a todos que apoiam e creditam a instituição.

Mais de quatro mil turistas visitaram Ilhéus nesta 4ª feira

                                                                       Foto: Gidelzo Silva 

     A temporada 2015/2016 de paradas de transatlânticos no Porto Internacional de Ilhéus teve continuidade na manhã desta quarta-feira, 23 de dezembro, com uma nova visita do navio de cruzeiro MSC Splendida. Na oportunidade, os mais de quatro mil passageiros, oriundos de Salvador, foram recepcionados com apresentação do grupo afro cultural Dilazenze. Aberta no dia 20 de novembro, a novatemporada terá 27 paradas e se encerrará no dia 17 de março de 2016.
    O secretário de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, lembra que uma das propostas das paradas de navios é aquecer a economia local. “Eisso já está sendo possível por meio da dinamização do comércio varejista e do incremento do setor de prestação de serviços, como as cabanas de praias e as empresas de vans e táxis”, opina.
Chefe do Receptivo, Jackson Rodrigues informa que os receptivos montados pela Prefeitura incluem uma série de atividades que vem encantando os visitantes. “Entre elas, temos mostras de capoeira, samba de roda e aulas de zumba, exercício que mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue”, explica, acrescentando que duas apresentações acontecem no próprio Porto e outras duas na Praça Dom Eduardo, na Avenida Soares Lopes.
       Programação – A temporada prossegue em janeiro de 2016 com novas visitas do MSC Splendida nos dias 6, 13, 20 e 27, Amdea, dia 7, e MSC Lirica, dias 14 e 28.Na sequência, o Porto de Ilhéus receberá a visita do transatlântico Maasdam, 1º de fevereiro, MSC Splendida, dias 3, 17 e 24, Costa Pacífica, dia 10, MSC Lirica, dias 11 e 25, MSC Prinsedam, dia 17, e Balmoral, dia 19. A temporada será encerrada em março do próximo ano, com a seguinte programação: MSC Splendida, dias 2, 9 e 16, Costa Pacífica, dia 4,Costa Mediterrânea, 6, e o Hanseatic, no dia 17.
     Apesar da crise econômica, o responsável pelo receptivo da Secretaria de Turismo e Esporte, Jackson Rodrigues, acredita que os gastos de cada visitante que chega a Ilhéus por meio do porto permanecem próximos da média histórica. “A previsão é que cada turista continue deixando, na cidade, cerca de 50 dólares, o que garantirá umbom movimento nos bares, lojas e outros estabelecimentos”, opina, salientando que o centro histórico, o belo litoral da cidade e as fazendas centenárias do município seguem sendo os locais mais visitados.

      MSC Splendida – Operado pela MSC Crociere, o MSC Splendida é um navio de cruzeiro da Classe Fantasia. O transatlântico entrou em serviço no início de 2009. A viagem inaugural aconteceu no dia 12 de julho de 2009. Um detalhe curioso é que, segundo seus proprietários, com a visita ao Brasil neste final de 2015, é a primeira vez que o navio deixa o continente europeu. Assim, atualmente, o MSC Splendida é o único navio da classe Fantasia que ainda não havia aportado na América do Sul.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

CDL de Ilhéus realiza nesta 5ª o primeiro sorteio da campanha de natal


     A campanha “Natal Premiado no Comércio de Ilhéus” da Câmara de Dirigentes Lojistas, já está movimentando as lojas neste fim de ano. A cada compra no valor de R$30,00 nas lojas participantes, o consumidor tem direito a um cupom e pode concorrer a 1 carro e 3 motos zero km. “A campanha promocional vai até o dia 14 de janeiro de 2016. O nosso primeiro sorteio será nesta quinta, dia 17, quando vamos sortear uma moto e os próximos vão ser nos dias: 23 de dezembro e 7 e 14 de janeiro” disse Paulo Ganem, presidente da CDL convidando empresários, comerciários e consumidores em geral pra participar.

      Todos os sorteios vão ser realizados no stand da CDL, montado na Praça da Prefeitura, no centro da cidade. Este primeiro vai ser animado por um grupo de cantores regionais liderados por Nozinho (Tim Maia Cover). “Nós vamos fazer uma festa nesse sorteio. Tocar um repertório bem variado pra agradar a todos os públicos. Vão estar comigo os cantores Bebeto, Márcia Alencar, Setubal, Pedro Paulo, Marcos Souza e muitos outros. Não perca, a partir das 17h”, disse Nozinho.

Estudantes da zona rural de Ilhéus vão receber tratamento odontológico gratuito


       Esta semana, alunos da Escola Nucleada Aritaguá II, que funciona em Ponta da Tulha, localidade rural de Ilhéus receberam a visita da equipe do Programa Dentista do Bem. A ação é gerenciada pela organização social Turma do Bem (Tdb), que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. A triagem foi feita pela cirurgiã dentista e responsável por gerenciar o “Dentista do Bem” em Ilhéus, Meire Suely Almeida Dias e por duas assistentes.
       A triagem consistiu na realização de um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada estudante, que preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Vários alunos com idades entre 11 e 17 participaram da ação. Cerca de 50 jovens deverá ser contemplada nesta unidade escolar. Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento odontológico gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos.
Foto: Divulgação
    


HOMENAGEM
      A cirurgiã-dentista ilheense, Meire Suely Almeida foi uma das homenageadas durante o Encontro Sorriso do Bem, promovido pela Rede Internacional Turma do Bem (TdB), que ocorreu em São Paulo, entre os dia 5 e 8 de novembro. Meire Suely, que coordena o “Dentistas do Bem” em Ilhéus foi escolhida entre os 10 melhores dentistas da Rede TdB. Todos os 400 coordenadores da rede participaram da seleção, que depois selecionou 50, 20, 10, 5 e por último 1, selecionado como o melhor dentista da rede TdB este ano.

      A Turma do Bem é uma organização social fundada em 2002 e o Dentista do Bem é o principal programa da TdB e conta com o trabalho voluntário de 16 mil cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito.  O programa atua no Brasil, em Portugal e em mais 12 países da América do Sul. Em Ilhéus, o programa conta com o apoio de cerca de 50 dentistas, todos voluntários e que dão suporte ao trabalho coordenado por Meire Suely e que ajudam a mudar a vida de crianças e adolescentes carentes de Ilhéus. 

Ilhéus é contemplada recebe nova ambulância do Samu


    O município de Ilhéus, representado pelo secretário de Saúde, Antonio Ocké, recebeu nesta quarta-feira, 16, em Salvador, do governador Rui Costa, ambulância avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). O equipamento será utilizado no transporte de pacientes com quadros clínicos de maior complexidade, através de equipe formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista. A entrega ocorreu no pátio da secretaria estadual da Saúde.
      O governador Rui Costa afirmou, durante a solenidade de entrega, que essas ambulâncias terão utilização regional. “Temos uma cobertura de 80% da população e vamos ampliar essa oferta de serviço. Nossa ideia é que os consórcios municipais de saúde também possam fazer a gestão do Samu regional”.
        Já o secretário da Saúde de Ilhéus, Antonio Ocké, que recebeu o equipamento, disse que o município, que tem cerca de 180 mil habitantes, faz atendimento regional, desde Valença e ressaltou que essa demanda vai ser atendida com a nova ambulância. Na oportunidade, Ocké agradeceu o apoio do deputado estadual Eduardo Salles na conquista desse pleito.
       “Contamos também com duas motos que nos ajudam e aceleram a prestação de socorro, facilitando o trabalho dos médicos quando chegam ao local da ocorrência”, disse Ocké. O veículo substitui as ambulâncias que já ultrapassaram o prazo de três anos de uso ou que estejam com quilometragem mínima de 300 mil quilômetros rodados.
        Chamada gratuita para o telefone 192 – O Samu funciona 24 horas por dia com equipe formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de origem traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia, obstétrica e saúde mental. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192. 


Foto: Secom/ Estado

Bênçãos religiosas abrem apresentações natalinas em Ilhéus


      A programação cultural de eventos natalinos promovida pela Prefeitura de Ilhéus terá início nesta quinta-feira, dia 17, com a bênção concedida pelo Padre Aldemiro Sena (Miro), às 18h, na escadaria do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, aos comerciantes e comunidade. A celebração será seguida pelo coral Dom Eduardo, que realizará apresentação, no mesmo espaço.
     Já na sexta-feira, dia 18, os missionários evangélicos Luan Alves e Ismael Santos, da Igreja Labareda de Fogo, realizam oração, também na escadaria do Palácio, às 18h. Logo após a benção, a banda Criação Soul se apresenta.
     Cantatas - A programação natalina promovida pela Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Indústria e Comércio (Sedic) e de Cultura (Secult), inclui a realização de cantatas de natal, sempre na porta do Palácio Paranaguá, entre os dias 20 e 23.

Foto:  Alfredo Filho 

 A cantata deste ano será aberta no próximo domingo, dia 20, a partir das 18h, com os corais da Primeira Igreja Batista (PIB) e da Fundação Fé e Alegria. As apresentações terão continuidade no dia 21 (segunda-feira), a partir das 17h30min, com os corais das Escolas Nucleadas de Ilhéus, Dom Eduardo, Universidade Estadual de Santa Cruz e Apostólica Pão da Vida.
      
Na sequência, dia 22 (terça-feira), também a partir das 17h30min, o público poderá apreciar as performances musicais dos corais da Escola Municipal Heitor Dias e da Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia (Aprisul). Fechando a série de apresentações de 2016, no dia 23 (quarta-feira), a partir das 18h, o espetáculo nas escadarias do Palácio Paranaguá ficará por conta da Banda Natalina e de performance do Grupo de Teatro Maktub.
       Itinerante – Além das apresentações na escadaria do Palácio Paranaguá, a programação artística deste ano trará uma inovação. Sempre a partir das 18h, uma banda natalina visitará alguns pontos comerciais da cidade. A atração estará nos bairros do Pontal nos dias 18 e 19, Nossa Senhora da Vitória, 20, Teotônio Vilela, dia 21, e Centro de Ilhéus, dias 22 e 23.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Quedas de energia causam prejuízos para moradores e empresários de Canavieiras

Foto: Divulgação

Alvo de inúmeras reclamações de moradores e empresários, o problema das constantes oscilações na energia ainda não teve uma solução. Além da queda de energia, as principais queixas são os consequentes prejuízos causados pelos defeitos e até a queima de aparelhos.
As constantes quedas de energia em Canavieiras têm sido alvo de protestos por parte dos consumidores – moradores e empresários – que já solicitaram a intervenção do Poder Público Municipal junto à Coelba. Além das diversas mediações, o prefeito Almir Melo estuda a viabilidade de entrar com uma ação jurídica contra a empresa fornecedora de energia elétrica.
O Laboratório Clínico do Hospital Régis Pacheco, o São Lázaro, precisou remarcar cerca de 400 exames realizados nas últimas semanas. Segundo um dos sócios do laboratório, Alan Viana, na última queda de energia, um computador e um no-break - equipamento elétrico que protege outros dispositivos alimentados por energia elétrica que estão conectados ao aparelho – queimaram.
Explica Alan Viana, que o computador e o no-break eram ligados diretamente a um analisador para testes bioquímico da marca Labmax 240, por isso os últimos exames foram perdidos e precisarão ser refeitos. “Além dos danos financeiros, ainda fica em jogo a credibilidade do laboratório, pois as pessoas que estão esperando o resultado de seus exames, alguns solicitados com certa urgência, terão que fazer todos os procedimentos novamente”, reclamou.
Um módulo transmissor da marca Teclar, cujas peças só são encontradas na Itália, foi o último prejuízo da Rádio Costa Sul FM, decorrente das oscilações de energia. Informa o diretor da emissora, Hudson Moura, que a diretoria da rádio já solicitou a um técnico em eletrônica, um relatório especificando as razões dos danos ocorridos.
Segundo Hudson, o controlador desse mesmo módulo já foi perdido em outra ocasião, pelos mesmos motivos. "O técnico nos relatou que quando ocorre a queda de energia, ela volta com tensão acima do suportado pelos aparelhos, causando a queima da fonte secundária e a avaria do equipamento", informou Hudson Moura.
O prefeito Almir Melo destaca que as constantes quedas de energia na sede e povoados vêm trazendo grandes prejuízos. “É fato que a demanda aumentou, e os investimentos no setor elétrico não acompanham o desenvolvimento da cidade. A prefeitura faz a sua parte trocando os equipamentos, mas a vida útil destes diminui bastante”, disse. A companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) é a responsável pela manutenção e ampliação no setor, enquanto a troca de lâmpadas e acessórios é função do município.

Enquanto esta matéria estava sendo elaborada, o sistema elétrico do Paço Municipal sofreu mais de 10 interrupções.

Pescadores discutem em Ilhéus perspectivas do setor no sul da Bahia


O Centro de Convenções de Ilhéus sediou, nesta terça, 15, encontro de pescadores de todo o sul da Bahia. O evento, realizado pela estatal Bahia Pesca e Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado (Fepesba), com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e de Colônias de Pescadores locais, discutiu o setor e suas perspectivas, com a presença do presidente da empresa, Dernivaldo Oliveira, do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, e de representantes de Colônias de Pescadores.
O evento faz parte do 2º Encontro dos Pescadores do Sul da Bahia e teve debate mediado pelo superintendente do Ministério da Pesca na Bahia, Marco Rocha, e pelo vice-presidente da (Fepesba), Raimundo Costa. De acordo com Rocha, um dos pontos debatidos no encontro foi a extinção do Ministério da Pesca e a redistribuição das atribuições do órgão, a partir do próximo ano.
“Durante o debate analisamos a conjuntura atual da pesca no estado, conversamos com os pescadores sobre suas principais necessidades e deficiências, e a partir daqui, indicaremos os programas sociais mais adequados para cada família continuar pescado e contribuindo para o desenvolvimento de nossa Bahia”, explicou o presidente Dernival Oliveira Júnior.
De acordo com o vice-prefeito Cacá, o evento é importante à medida que põe em discussão programas de auxílio àquelas famílias que dependem da pesca para ter renda e precisam ter acesso às políticas públicas de apoio ao setor pesqueiro artesanal. “O trabalho da Bahia Pesca é fundamental, por oferecer apoio técnico, financiamento de embarcações, de cursos, que contribuem para o aperfeiçoamento desses trabalhadores”.
Para a pescadora Maria Luiz Sousa, que atua em Itamaraju, essa iniciativa serve para esclarecer as políticas de apoio à pesca e também dar continuidade ao trabalho de recadastramento da categoria, “já que é importante manter tudo atualizado para termos acesso ao seguro-defeso e outros programas”.
Recadastramento - O presidente da Colônia Z-34, localizada na zona norte de Ilhéus, José Reynaldo (Zé Neguinho), destacou que órgão vai disponibilizar, a partir de 2016, o recadastramento de todos os pescadores que atuam nessa zona, permitindo maior acesso aos direitos da categoria. Participaram do evento, Representantes das colônias Z-34 e Z-19 de Ilhéus, Z-15 de Valença, Z-56 de Itamaraju, Z-20 de Canavieiras, Z-24 de Alcobaça, Z-23 de Prado, Z-09 de Nazaré, Z-63 de Mutuipe, Z-17 de Camamu e a Z 62 de Maraú.

Foto: Gidelzo Silva

Itabuna ganha nova UTI Móvel para atendimento do SAMU-192

   O município de Itabuna recebe nesta quarta-feira, dia 16, às 9 horas, no pátio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, uma nova ambulância destinada a reforçar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192).
            O novo veículo substituirá a unidade avançada que há três anos se encontra em uso. A partir da chegada da UTI Móvel e entrada em operação, a antiga ambulância passará a fazer parte da frota de Unidade de Reserva para uso em casos emergenciais, segundo informou o coordenador do SAMU-192 em Itabuna, Ramon Elias.
            A solenidade no CAB contará com a presença do governador Rui Costa, que tem ampliado os recursos destinados ao atendimento da população. Além de Itabuna, outros 10 municípios terão a frota renovada: Lauro de Freitas, Vera Cruz, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Itapetinga. Na Bahia, o atendimento pelo SAMU-192 já cobre 269 cidades, sendo que 207 delas contam com bases descentralizadas e ambulâncias
Com 88 funcionários e quatro equipes atuando 24 horas por dia, o SAMU-192 de Itabuna possui uma ambulância avançada, duas ambulâncias básicas e uma motolância em funcionamento. O coordenador Ramon Elias explica que as unidades são destinadas ao atendimento nas zonas urbana e rural.
Segundo explicou como há necessidade de circular em velocidades acima da média, o desgaste dos veículos ocorre mais rapidamente, o que exige dos governos a permanente renovação da frota. Cada ambulância circula em média 20 mil quilômetros por mês.

Foto: Manu Dias

           TROTES
 Das 12 mil ligações que a central recebe todos os meses pelo menos 10.500 são trotes. “Poderia ser, inclusive, bem maior, caso a nossa equipe não conseguisse fazer uma triagem bem criteriosa das solicitações de atendimento”, ressalta o coordenador do SAMU-192.
Ramon Elias explica que das chamadas que são efetivamente confirmadas pelo cerca de 800 são resolvidas por telefone, com orientações básicas de atendimento e salvamento enquanto 700 delas exigem o deslocamento de ambulância até o local de atendimento.

Projeto “Samba no Balneário” começa nesta sexta-feira, em Ilhéus


Quem visitar o Balneário Tororomba, localizado em Olivença, a partir da próxima sexta-feira, 18, vai poder aproveitar o Projeto Samba no Balneário, com apresentações musicais inteiramente gratuitas. A iniciativa da Secretaria de Turismo e Esportes (Setur) se estenderá durante todo o verão, sempre às sextas.
No primeiro dia do projeto, o grupo ilheense Samba de Crioulo será responsável pela animação do evento, que contará com a distribuição de um cozido na hora do almoço. De acordo com o titular da Setur, Josenaldo Cerqueira, “essa iniciativa se soma aos atrativos do balneário para atrair cada vez mais visitantes e vai se prolongar até o março de 2016”.
Balneário – O equipamento passou por reforma completa em 2014, levando mais conforto aos banhistas. Aberto de terça a domingo, das 09 às 18h, o balneário possui três piscinas abastecidas com água corrente do Rio Tororomba, famosa por possuir concentração considerável ferro, iodo e magnésio, que fazem bem à saúde.
A estrutura tem ainda à disposição dos banhistas o “Véu da noiva”, uma cortina d’água refrescante, além de restaurantes, box de artesanatos, baianas de acarajé e outras barracas de alimentos. É cobrada uma taxa simbólica de quatro reais para a entrada de adultos e de dois reais para crianças. A arrecadação é revertida em melhorias para o equipamento.

Disk-Dengue colabora no combate ao Aedes aegypti em Itabuna

 Com o registro diário de 18 denúncias, o Disk-dengue criado pela Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde vem atuando firmemente no combate à proliferação do Aedes aegypti transmissor da dengue, Zica Vírus e febre chikungunya em Itabuna.  O serviço tem se tornado um dos principais aliados da Prefeitura para a diminuição dos índices da infestação, garante ao denunciante a checagem da informação e o combate pelos agentes de endemias aos focos do mosquito.  
O Disk-dengue funciona pelo número (73) 3612-8324, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min. O serviço funciona da seguinte forma: Após receber a chamada, a equipe de atendimento direciona a denúncia para o supervisor de campo, que identifica a área onde o foco do mosquito tem que ser combatido. Segundo o coordenador de Combate às Endemias, Renato Freitas, desde a denúncia até a checagem, o serviço acontece em uma média de 24 horas.
“É um trabalho minucioso e eficaz, pois, assim que recebemos a denúncia, o bloqueio da área se dá no máximo em até 24 horas. O agente localiza a residência objeto da denúncia, colhe o material nos reservatórios externos e internos e quintais, etc., aplica o larvicida, orienta o morador sobre os cuidados necessários para manter o ambiente livre de focos e assim combate a proliferação do mosquito”, explica Renato Freitas.       
O coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde disse ainda que para a eficácia do serviço Disk-dengue, a população precisa abrir a porta de casa para que o agente de endemias realize seu trabalho. “A boa recepção da comunidade ao agente de endemias tem sido cada vez maior, mas ainda está baixo o número de moradores que seguem as orientações para a prevenção ao mosquito. A comunidade deve manter os cuidados básicos para não criar novos focos. Além disso, sua contribuição é essencial para o sucesso do nosso trabalho”, afirma.
Renato Freitas acrescenta que, além de cuidar da própria casa, é preciso que as pessoas conversem com seus vizinhos e amigos e orientem os filhos a ajudar no combate a focos do mosquito, principalmente dentro das casas. “Entre os cuidados, a população deve utilizar telas para vedação de caixas d'água, tanques e reservatórios, eliminar criadouros do mosquito dentro de casa e não lavar os reservatórios após a visita do agente de endemias com a aplicação de larvicida”, afirmou o coordenador.

 Foto: Pedro Augusto. 

Seminário do CEEP de Itabuna debateu a importância do Empreendedorismo

   

  O professor Almir Milanesi, diretor da Faculdade de Ilhéus, proferiu palestra sobre Empreendedorismo no Centro Estadual de Biotecnologia em Saúde, localizado em Itabuna, durante o III Seminário do Curso Técnico em Gerência em Saúde. Também participou do evento a administradora de empresas Ticiane Sousa Carneiro, que falou sobre A importância do RH (Recursos Humanos) nas instituições.

Foto: Divulgação

Em seguida, Mirna Barbosa Sarmento e Lígia Evely Amorim desenvolveram o tema Implementação do Programa 5S do Curso Técnico em Gerência em Saúde do CEEP – Itabuna: Uma nova perspectiva no processo educacional através da Gestão Participativa por meio de conceitos do programa 5 S
Após o intervalo, o professor Teodoro Pires Júnior debateu sobre Economia Criativa transformando ideias em dinheiro. O seminário, ocorrido dia 30 de novembro, foi finalizado com a psicóloga Lânia Lécia Peixoto com a palestra A importância do estágio na inserção no mercado de trabalho.
Organizado pelo Curso Técnico em Gerência em Saúde, o III Seminário teve apoio dos Cursos Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Biotecnologia, da professora Ismara Sobral Pereira, e das orientadoras Kátia Regina Matos Xavier e Michelle Menezes Kruschewsky. O evento contou ainda com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O Centro Estadual em Biotecnologia em Saúde é dirigido pela professora Ismara Sobral Pereira, com vice-direção pedagógica de Maria Edinalva de Oliveira Carmo.

Secretaria de Saúde de Ilhéus realiza mutirão no Pontal nesta quarta-feira

Foto: Mutirão da Sesau chega ao Pontal nesta quarta.
Foto: Gidelzo Silva. 

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus realiza nesta quarta-feira, 16, mutirão de atendimentos médicos na Praça São João Batista, no Pontal, zona sul de Ilhéus, a partir das 8h. A iniciativa integra o projeto Natal na Praça, realizado em parceria pela Prefeitura e Associação de Moradores do bairro.
Segundo o secretário Antonio Ocké, serão oferecidos serviços diversos à população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exames preventivos ginecológicos, vacinação, avaliação nutricional, atendimento pediátrico, clínico e com fisioterapeuta, além do funcionamento do Odontomóvel da Secretaria de Saúde.


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Prefeitura de Ilhéus lança campanha de fortalecimento do comércio local


Foto: Alfredo Filho.

Fortalecer o comércio, ampliar o fluxo de negócios e o movimento da economia ilheense. Esses são os objetivos do projeto “Ilhéus em Ação no Natal: Comércio Forte, Cidade Melhor”, lançada nesta terça-feira, 8, pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e o vice, Carlos Machado (Cacá), em ato realizado no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, sede da administração. A iniciativa, que terá início no dia 18, quando as lojas passam a abrir à noite, abrange instalação de iluminação especial, incentivo à decoração natalina e campanha de incentivo à compra em lojas da cidade.
De acordo com o prefeito, com a campanha “Compre no comércio de Ilhéus e dê mais brilho ao seu natal”, o poder público cumpre seu papel de incentivar o consumo na cidade, “através de eventos paralelos, instalação de iluminação especial e shows que visam atrair público ao centro e aos bairros com comércio forte”.
O secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, apresentou a comerciantes, vereadores e imprensa a programação que vai animar a região central a partir do próximo dia 18, quando o Padre Miro realizará uma bênção à cidade, na escadaria do Palácio Paranaguá, às 18h. No dia seguinte, será a vez de uma oração, nos mesmos local e horário, coordenada pelo pastor Alan, da Igreja Labareda de Fogo.
Já entre os dias 20 e 23, a sacada do Palácio Paranaguá receberá, sempre a partir das 19h, quatro apresentações diárias de corais, conhecidas como cantatas de natal. Segundo Garcia, a intenção é atrair público para apreciar as apresentações e, consequentemente, trazer potenciais consumidores à zona central de comércio.
Para o vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Clóvis Júnior, “teremos um natal muito melhor que os anteriores, tanto por causa da iluminação, da possibilidade de concorrer a prêmios e as atrações que a prefeitura prepara para atrair cada vez mais consumidores, não só do município, mas de outras cidades da região”.
Outra novidade será a presença de uma banda itinerante pelas ruas do comércio, levando música e diversão a quem escolhe comprar em lojas do centro. O vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), um dos organizadores da campanha “Compre no comércio de Ilhéus e dê mais brilho ao seu natal”, haverá um forte trabalho de publicidade de Ilhéus como destino para compras, que contará com “divulgação na TV, em outdoor, bus door, internet, rádio e mídias sociais, com o intuito de atrair cada vez mais consumidores à nossa cidade”.
Iluminação – Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, o planejamento da iluminação natalina foi iniciado há quatro meses e conta com trabalho profissional, aos moldes do executado em capitais brasileiras como Salvador. Entre os pontos beneficiados com o serviço estão ruas centrais do comércio, como o calçadão Marquês de Paranaguá, ruas Jorge Amado, Araújo Pinho, Sete de Setembro, a ponte que liga o Centro à zona sul, e os bairros Pontal, Teotônio Vilela, Nelson Costa, Malhado e Nossa Senhora da Vitória.
Vitrines – Em parceria com entidades comerciais, a Prefeitura de Ilhéus vai premiar as três vitrines de lojas mais bem enfeitadas, que serão escolhidas por um júri. A proposta, segundo o vice-prefeito Cacá, é incentivar que lojistas do centro e dos bairros preparem suas fachadas e ponham a criatividade para funcionar, embelezando as ruas de comércio.
Presenças – Participaram da solenidade desta terça-feira, 08, o presidente da Câmara, Tarcísio Paixão, os vereadores Roque do Sesp e Luis Carlos Escuta, os secretários municipais de Relações Institucionais, Frederico Vésper, de Comunicação, Valério de Magalhães, de Turismo, Josenaldo Cerqueira, de Infraestrutura, Isaac Albagli, de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, o vice-presidente da CDL, Clóvis Júnior, a presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado de Artesanato, Valdelenita Espinheira, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Marco Lessa, presidente do Sindicato dos Comerciantes, Antonio Costa, representante da Associação Comercial de Ilhéus, Zé Leite.

Serviço da Prefeitura de Ilhéus cadastra para vagas temporárias de emprego


O Balcão de Empregos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus continua a cadastrar para vagas de emprego temporárias. Com a chegada da alta estação, o município recebe inúmeros turistas que promovem aumento populacional, o que favorece a demanda por profissionais qualificados para trabalhar nos setores de comércio e serviços. O balcão gratuito facilita a relação entre empregadores e quem procura colocação no mercado de trabalho.
Para realizar o cadastro, é necessário que os interessados compareçam à sede da SDS, localizada à Rua Mário Alfredo, s/n, Conquista, das 7 às 13h, portando originais e cópias de RG, CPF e currículo. Atualmente, o programa busca pessoas para atuar no comércio de Ilhéus durante a época natalina. De acordo com o titular da SDS, Jamil Ocké, “serão ofertadas neste período mais de duas mil vagas para contratos temporários no município, sendo elas repartidas entre comércio, restaurantes e rede hoteleira”.
Os agentes do balcão cadastram os candidatos em diversas áreas. Neste fim de ano, são esperadas vagas de vendedor interno e externo, gerente de nível superior, estoquista e segurança na área comercial. Já no ramo hoteleiro e na área de restaurante e bares, os empregadores buscam recepcionista bilíngue, garçom, cozinheira, camareira, barman e ajudante de cozinha.

Foto: Gidelzo Silva

Chamadas públicas fomentam a cultura em Ilhéus


 Fomentar a cultura local é uma das missões da atual administração de Ilhéus. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) está com editais abertos, até o próximo dia 18 de dezembro, para projetos Calendário da Capoeira, Solos Criativos e Seis e Meia. Os interessados poderão se inscrever de segunda a sexta, das 14h às 17h, na sede da Secult, localizada à Rua Jorge Amado, 21, Centro. As iniciativas serão realizadas com recursos oriundos dos Fundos de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) e do Município.
Para o Calendário da Capoeira, poderão se inscrever mestres e grupos. A iniciativa apoiará dez propostas, que vão abranger oficinas gratuitas, seminários, apresentações, congressos, festivais e encontros nacionais e estaduais, projetos didáticos, além de mostrar a capoeira nos seus variados aspectos, fortalecendo esse  movimentos culturais.
O projeto Solos Criativos tem como objetivo a seleção de propostas que estimulem o desenvolvimento das artes cênicas através da dança e do teatro, no município de Ilhéus, promovendo o amplo acesso da população de distritos e bairros às linguagens artísticas. A seleção contemplará propostas apresentadas por artistas, podendo escolhidas até cinco projetos de cada linguagem em trabalhos solos.
Para o Projeto Seis e Meia serão selecionados até dez artistas, que percorrerão cinco localidades da cidade. A iniciativa é marcada pela diversidade de ritmos, como MPB, Rock, Rap, Forró e Reggae e é destinada a todo e qualquer artista da área da música, atuando individualmente ou com banda, residentes há pelo menos dois anos comprovados em Ilhéus.
De acordo com o secretário de Cultura, Paulo Atto, todos os projetos visam estimular mais a produção cultural e artística no município. “Através das chamadas públicas, a Secult pretende fomentar o artista local, assim como promover o amplo acesso da população de distritos e bairros às variadas linguagens artísticas”.
Foto: Secult/ Ilhéus


Itabuna anuncia Plano de Contingência da Dengue e faxinaço contra o mosquito

Com a realização de mutirões de limpezas nos bairros (faxinaço) para enfrentamento dos focos do mosquito, criação de um QG, inclusive com a triagem de pacientes em estado febril ou sintomas, que depois serão encaminhados para unidades básicas de saúde ou hospitais, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde detalhou hoje o Plano de Contingência Contra o Aedes Aegypti. No mês de novembro foram registrados 186 casos de dengue quando a expectativa era zero.
Sob o slogan “Vamos Limpar a Cidade - Sua Participação é Fundamental – Faxinaço Contra o Mosquito”, a campanha de mobilização da população foi apresentada pelo prefeito Claudevane Leite e o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, durante coletiva de imprensa no Centro de Cultura Adonias Filho. As ações de combate ao mosquito, vetor de doenças como dengue, Zika Vírus e Chikungunya, envolverão todas as secretarias municipais, associações de moradores e a sociedade civil, que passará a integrar um Comitê.  
Para alcançar o objetivo de controle total do Aedes aegypti, o prefeito Claudevane Leite falou da necessidade de empenho da população para ajudar o trabalho dos agentes de endemias visando diminuir o índice de infestação atualmente em 13,8% de acordo o Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa). Vane convocou a população para o combate ao mosquito.

 Foto: Gabriel de Oliveira

 “É necessário fortalecer o elo entre a população e o Programa Municipal e Controle da Dengue para a materialização das ações práticas e efetivas, favorecendo a troca de saberes e possibilitando a busca de soluções de forma coletiva. Esperamos o apoio da sociedade, pois a batalha contra o mosquito é longa”, afirmou o prefeito.
Vane orientou as pessoas a abrirem as portas de casa para os agentes de endemias, que podem ser identificados pelo fardamento e crachás funcionais. “Devemos ser vigilantes com os criadouros do mosquito. É preciso que as pessoas acolham as informações passadas pelos agentes e as cumpram, pois só assim conseguiremos diminuir a infestação”, explicou o prefeito de Itabuna, lembrando que com a mobilização da sociedade foi possível baixar o índice de infestação do mosquito que há quase três anos estava acima de 27%.
“Executamos boas estratégias de combate aos focos das larvas e conseguimos reduzir em quase 50% o índice. Agora, a situação se agrava por conta de a população armazenar água em vasos, baldes, tanques descobertos e outros recipientes dentro das casas. Então é preciso muita atenção. A comunidade deve se mobilizar neste esforço que estamos fazendo”, afirmou Vane, lembrando que o munícipio decretou Estado de Emergência e partir de agora será intensificado o monitoramento de mulheres grávidas, já que Itabuna registrou até agora dois casos de recém-nascidos com microcefalia em razão do zika vírus.
Coube ao secretário de Saúde Paulo Bicalho apresentar dados do índice de infestação predial no município que no mês de novembro atingiu 13,8%. “Estamos trabalhando para diminuir ainda mais estes índices”, garantiu. Questionado pela imprensa sobre a demissão de agentes de endemias, o secretário explicou que os profissionais desligados estavam sob o regime de contratos, que já haviam expirado o prazo de validada e não poderiam excedê-lo.  “Mas se precisarmos de mais gente em caráter de emergência, vamos realizar mais contratações. Tudo vai depender da avaliação do Comitê”, explicou Paulo Bicalho.
A coletiva de imprensa foi acompanhada por secretários, diretores de departamento, agentes de endemias e profissionais da saúde, além de vereadores e líderes de bairros. Também prestigiou o evento a promotora de Justiça Renata Lanza, representando o Ministério Público estadual.