sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A crise contada pelos prefeitos: salários de servidores no Mato Grosso do Sul são parcelados

O presidente da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Juvenal Neto, contou, em entrevista à Agência CNM, que a situação financeira das prefeituras "realmente está muito difícil." De acordo com ele, alguns Municípios têm até parcelado os salários dos servidores. A entidade reclama também da quantidade de Restos a Pagar.
"Vários Municípios estão fazendo escalonamento para pagar o salário dos servidores e outros parcelando. Temos alguns com dívidas altíssimas, principalmente com fornecedores. As perspectivas não são as melhores possíveis. Nós [do Estado do MS] temos R$ 140 milhões a receber de Restos a Pagar para receber 2013 e 2014", acusa Juvenal Neto.
A Assomasul promoveu, no dia 10 de agosto, uma parasalição com quase 100% dos Municípios do Estado. "Paramos um dia as prefeituras justamente para chamar a atenção da nossa população em relação à situação que estamos passando", contou.
Fiscalização
Para agravar a situação, os Municípios sul-matogrossenses têm aproximadamente 200 obras inacabadas por causa de recursos que a União deixou de repassar. "A CGU [Controladoria Geral da União] agora começou a fiscalizar. Começou pela capital Campo Grande porque o Município não concluiu a obra dentro do prazo", alerta Juvenal.
"A situação é muito delicada e tende a piorar se não for feito em relação aos repasses de direito dos Municípios", resume o presidente da entidade municipalista do Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: