sábado, 16 de janeiro de 2010

Inflação diminuiu em 2009 e ficou abaixo da meta prevista pelo BC

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no País, fechou 2009 em 4,31%. O resultado ficou abaixo do centro da meta estipulada pelo Banco Central (BC) para o ano, que era de 4,5%, e também foi inferior à inflação observada em 2008, quando foi registrada alta de 5,90%

PAC da Mobilidade Urbana vai incrementar transporte público nas cidades-sedes da Copa

Já estão garantidos os recursos para o PAC da Mobilidade Urbana da Copa do Mundo de 2014. O programa é composto de 47 projetos que vão melhorar a infaestrura aeroportuária, de transporte e de hotelaria nas 12 cidades que sediarão os jogos (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

IPVA 2010: dicas para pagar o tributo sem imprevistos

Como não se enrolar com o pagamento deste imposto que sempre está presente no vocabulário econômico do início do ano
 - Todo o começo de ano é a hora de enfrentar aquele tributo chamado IPVA (Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores). Se você é aquele proprietário que programa as suas contas e tem dinheiro guardado, uma boa saída é usar a cota única, em alguns estados o desconto é acima de 10%.

Cada Estado utiliza um critério próprio de descontos. Existem casos de isenção para veículos zero quilômetro. Outra variação que incide no tributo é referente à utilização do automóvel e o tipo de combustível que ele usa. Em todas as situações a parcela é calculada de acordo com o valor do automóvel. Quanto mais valioso for o veículo, maior o tributo.

O WebMotors oferece aos usuários do Programa Agenda do Carro um benefício exclusivo. Além dos avisos sobre a manutenção do seu carro, o proprietário do veículo pode receber informações sobre os dias de vencimento do IPVA, do Seguro Obrigatório ou do financiamento. A mesma regra serve para quem é integrante da Agenda da Moto.

O que acontece se eu rodar sem pagar o IPVA?

Se você deixar de pagar o imposto são cobrados multa fracionada dia-a-dia, até o limite máximo de 20%, e juros de 1% ao mês. O comprovante de pagamento do IPVA não substitui o documento de licenciamento do veículo. O CRLV (Certificado de Licenciamento do Veículo) só será entregue pelo Detran com o pagamento do IPVA efetuado. Sem o documento regularizado você pode ter o seu automóvel apreendido. Outra implicação é que, em caso de ocorrências de trânsito, você sempre será o culpado, mesmo que o erro tenha sido do outro condutor.
Quando o DPVAT (Seguro Obrigatório) vence?

A lei determina que o Dpvat deve ser pago anualmente com a cota única ou primeira parcela do IPVA. O veículo que não paga esta taxa poderá ter os mesmos problemas com a fiscalização indicados acima, pois não será considerado devidamente licenciado.

Brasil promove ações para implementar objetivos da Convenção da Diversidade Biológica

O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade. Durante todo ano, serão desenvolvidas ações para estimular a implementação dos três objetivos da Convenção da Diversidade Biológica (CDB

Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural beneficia Agricultura Familiar e Reforma Agrária

Foi sancionada nesta segunda-feira (11) a Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A nova lei institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), define os princípios e os objetivos dos serviços de Ater e cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater).